O que eu faço

O que eu faço

LIVRO

“Diplomacia Económica: Que Papel no Desenvolvimento Socioeconómico de Cabo Verde?”

Como Dante afirma que não há ciência se não se retém o que se compreendeu, nesta publicação científica anotei o que acredito ser essencial dos meus estudos sobre Cabo Verde e sobre diplomacia económica (isto assente numa bateria metodológica que abrange diferentes instrumentos e técnicas de recolha, análise de dados e sistematização de informação). Nos capítulos, organizados em jeito de opúsculo, aprofundo os fatores propulsores do desenvolvimento de Cabo Verde e traço uma matriz relacional entre este e a prossecução de uma política externa assertiva e efetiva.

A obra apresenta um enquadramento do país, analisando a sua economia, o seu posicionamento em indicadores internacionais e descreve a diplomacia cabo-verdiana. Perspetiva novas estratégias e políticas para o turismo, o principal driver económico de Cabo Verde. Analisa os fluxos de IDE, de 2000 até a atualidade, avançando conclusões e recomendações de política pública (e privada). Afere ainda como a atividade diplomática evoluiu, com foco nos domínios económicos e empresariais.

Concretamente, diplomacia económica pressupõe, a montante, refletir o país, designadamente as suas carências, a política externa, a economia e, de forma congruente, articular a dinâmica entre o sector público e o privado. A jusante, impõe definir um sistema claro e exequível, determinando quem lidera, quem coordena, quem operacionaliza e através de que estratégias. Tudo isto visando objetivos que devem ser definidos país a país. Objetivos alinhados e que se coadunam com as necessidades prementes de desenvolvimento socioeconómico, diplomatas com cartas de missão com a economia no seu portfólio de atividades, o que demanda ainda estabelecer mecanismos consequentes de controle de performance de modo a premiar ou reprimir, consoante os casos.

Em suma, o contributo do livro emana destas elucubrações.

STARTUP

Portugal Nosso

É uma startup que resulta da intensa paixão que nutro pelo estilo de vida que Portugal proporciona e do gosto pela sua cultura, nas suas várias dimensões.

Portugal Nosso não é só um conceito, é tradição e inovação, é aproximação ao país real e autêntico. Representa e reflete o ADN da portugalidade, visto através da lente de um estrangeiro. Ainda assim, visa invocar as gentes e tradições, a origem, os descobrimentos e a força (de carácter) portuguesa.

Com três dimensões (E-commerce/trading, Consultoria & Serviços), nasce igualmente da identificação de algumas necessidades de mercado.

Em suma, Portugal Nosso visa promover o país e mostrá-lo com um nova lente e roupagem ao mundo, ancorado numa ligação emocional com todos os portugueses (espalhados pelo mundo e no território nacional), assim como também com todos os que já visitaram ou apreciam este pequeno grande país.

Consultoria

SECTOR PRIVADO

Consultoria de Produto

Procura produtos portugueses para o seu mercado, designadamente com o preço e a qualidade que necessita por forma a diferenciar-se num determinado segmento? Com uma rede de parceiros montada e com conhecimentos de grande utilidade, posso ajudá-lo a identificar fornecedores, negociar os termos da relação comercial e apoiar no tratamento de toda a gestão logística.

Day one consulting

Esta vertente focaliza-se em apoios integrados e holísticos aos empreendedores, consubstanciando-se em assessoria de A a Z na criação da sua empresa (conceção de ideia » estudos de mercado e planos de negócios » financiamento » gestão estratégica » internacionalização).

Consultoria de Branding

Precisa de assessoria técnica para criar, posicionar ou fortalecer uma marca num determinado mercado? A consultoria estratégica e a criatividade são o ponto de partida para delinear as ações de marketing a executar, visando aumentar o volume dos seus negócios.

SECTOR PÚBLICO (Poder Central e Municipal)

Planos e Relatórios Estratégicos para o Sector Turístico

Apoio na revisão de experiências de economias similares e no benchmarking para fundamentar a eventual transferência de boas práticas; apoio no delineamento de estratégias globais, assente em metodologias participativas; apoio na definição de estratégias de complexificação e diversificação económica e sectorial a partir do sector do turismo; consultoria para definição de reformas e políticas em sectores situados a montante e a jusante da cadeia de valor do sector turístico, visando aumentar os níveis de oferta e procura, e o seu potencial de geração de riqueza e emprego.

Construção de uma Marca País / Região

A definição e promoção de uma imagem integrada e estável de uma dada região ou país é um grande desafio. Desde logo, tem de ser o espelho do seu respectivo ADN, caracterizado pela sua história, cultura e modus vivendi hodiernos. A consultoria pode traduzir-se na definição e execução deste instrumento útil em matéria de captação de investimento estrangeiro, crescimento e desenvolvimento.